Centro Educatis

O Centro


O Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos / Centro Educatis resulta do processo de reorganização dos Centros de Formação de Associação de Escolas iniciado com o despacho n.º 18038/2008 e concretizado na associação de três centros de formação pertencentes aos Concelhos de Benavente, de Coruche e de Salvaterra de Magos.


Como estrutura organizacional e pedagógica orientada para a formação de Pessoal Docente e Não Docente, o Centro Educatis triplica o seu espaço de intervenção geográfica, o número de escolas associadas e o seu público-alvo. Tem a sua sede na Escola Secundária de Benavente e abrange um universo de cerca de 1200 docentes e 350 não docentes.


É coordenado pela professora Clara Freire da Cruz, a diretora eleita por concurso promovido pela Comissão Pedagógica em maio de 2011. Para trás ficam vinte anos de trabalho ao serviço da formação contínua, de muitos diretores de centro, de muitas Comissões Pedagógicas, de muitas escolas, de muitos formadores e de muitos formandos aos quais deixamos o reconhecimento e a certeza da preservação do património e da identidade do Centro Educatis.

 

centros de formação



Facebook


ENCONTRO "A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS 2018"

A aprendizagem da Matemática acontece quando os alunos são envolvidos em atividades significativas, resolvendo tarefas desafiantes, que partindo dos seus conhecimentos prévios, os ajudam a progredir na aprendizagem. Em Portugal, embora a situação tenha vindo a evoluir, tradicionalmente os diferentes níveis de ensino têm funcionado, por vezes, de costas voltadas, designadamente no que se refere ao ensino e aprendizagem da Matemática. Esta situação leva a que os professores tenham dificuldades em planificar o seu ensino, tendo em consideração aquilo que os alunos já sabem, em especial quando transitam do pré-escolar para o 1.º ciclo ou do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico. Esta conferência abordará esta questão, partindo de exemplos concretos partindo das OCEPE para as aprendizagens essenciais.


saber+


3.º ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS DE AUTONOMIA E DESCENTRALIZAÇÃO

A autonomia das escolas e a descentralização da educação para as autarquias locais continuam um tema central da agenda educativa. Este ano assinalam-se 20 anos da publicação Decreto-Lei nº. 115-A/98 de 4 de maio e 10 anos da publicação do Decreto-Lei nº. 75/ 2008, que aprovaram os regimes de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino, e anunciam-se reconfigurações do sistema educativo com a reforçada transferência de competências para as autarquias locais. Este encontro visa fazer uma reflexão e debate sobre as políticas públicas de autonomia escolar e da descentralização, das alterações que produziram e as expectativas que criaram e que geram. O encontro colocará no centro de discussão estas matérias, com convidados da academia, das escolas e das autarquias. O encontro é uma organização conjunta do grupo de investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.


saber+


DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O TEMPO DA CRIANÇA

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organiza anualmente o Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (DEC) de modo a promover a problematização e o debate de um tema tão relevante na sociedade atual, para isso envolvendo investigadores, educadores e outros profissionais interessados. Na quarta edição, o DEC 2018 foca-se no Tempo da Criança. Pretende-se analisar e compreender o tempo das crianças nas escolas, em casa, nos bairros, na rua, nos espaços culturais e de lazer, a partir de uma abordagem transdisciplinar e complexa que apela às várias ciências sociais e humanidades. No horizonte está uma maior conscientização da ação educativa, na qual seja central o direito da criança a um desenvolvimento integrado e harmonioso.


saber+