Centro Educatis

Agrupamento de Escolas de Coruche


Escola Secundária c/ 3ºCEB de Coruche

Escola Básica 2,3 Dr. Armando Lizardo

Jardim de Infância de Biscainho
Jardim de Infância de Branca
Jardim de Infância de Coruche
Jardim de Infância de Erra
Jardim de Infância de Foros de Coruche
Jardim de Infância de Lamarosa
Jardim de Infância de Santana do Mato
Jardim de Infância de Santo Antonino
Jardim de Infância de Vale Cavalos
Jardim de Infância de Vale Mansos
Escola Básica 1ºciclo de Biscainho
Escola Básica 1ºciclo de Fajarda
Escola Básica 1ºciclo de Foros da Branca
Escola Básica 1ºciclo de Rebocho
Escola Básica 1ºciclo de Lamarosa
Escola Básica 1ºciclo nº1 de Coruche
Escola Básica 1ºciclo nº2 de Coruche
Escola Básica 1ºciclo nº1 de Azervadinha
Escola Básica 1ºciclo nº2 de Azervadinha
Escola Básica 1ºciclo de Santana do Mato
Escola Básica 1ºciclo de Vale de Mansos
Escola Básica 1ºciclo de Azerveira
Escola Básica 1ºciclo de Erra
Escola Básica 1ºciclo de Valverde

Escola Básica 1ºciclo de Fazenda dos Pelados

Escola BásicaIntegrada/Jardim de Infância do Couço

Escola Básica 1ºciclo de Montinho dos Pegos



Facebook


ENCONTRO "A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS 2018"

A aprendizagem da Matemática acontece quando os alunos são envolvidos em atividades significativas, resolvendo tarefas desafiantes, que partindo dos seus conhecimentos prévios, os ajudam a progredir na aprendizagem. Em Portugal, embora a situação tenha vindo a evoluir, tradicionalmente os diferentes níveis de ensino têm funcionado, por vezes, de costas voltadas, designadamente no que se refere ao ensino e aprendizagem da Matemática. Esta situação leva a que os professores tenham dificuldades em planificar o seu ensino, tendo em consideração aquilo que os alunos já sabem, em especial quando transitam do pré-escolar para o 1.º ciclo ou do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico. Esta conferência abordará esta questão, partindo de exemplos concretos partindo das OCEPE para as aprendizagens essenciais.


saber+


3.º ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS DE AUTONOMIA E DESCENTRALIZAÇÃO

A autonomia das escolas e a descentralização da educação para as autarquias locais continuam um tema central da agenda educativa. Este ano assinalam-se 20 anos da publicação Decreto-Lei nº. 115-A/98 de 4 de maio e 10 anos da publicação do Decreto-Lei nº. 75/ 2008, que aprovaram os regimes de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino, e anunciam-se reconfigurações do sistema educativo com a reforçada transferência de competências para as autarquias locais. Este encontro visa fazer uma reflexão e debate sobre as políticas públicas de autonomia escolar e da descentralização, das alterações que produziram e as expectativas que criaram e que geram. O encontro colocará no centro de discussão estas matérias, com convidados da academia, das escolas e das autarquias. O encontro é uma organização conjunta do grupo de investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.


saber+


DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O TEMPO DA CRIANÇA

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organiza anualmente o Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (DEC) de modo a promover a problematização e o debate de um tema tão relevante na sociedade atual, para isso envolvendo investigadores, educadores e outros profissionais interessados. Na quarta edição, o DEC 2018 foca-se no Tempo da Criança. Pretende-se analisar e compreender o tempo das crianças nas escolas, em casa, nos bairros, na rua, nos espaços culturais e de lazer, a partir de uma abordagem transdisciplinar e complexa que apela às várias ciências sociais e humanidades. No horizonte está uma maior conscientização da ação educativa, na qual seja central o direito da criança a um desenvolvimento integrado e harmonioso.


saber+