Centro Educatis



JORNADAS PEDAGÓGICAS – Abertura do Ano Letivo 2018/2019

A Construção Local do Sucesso Escolar: contributos e desafios

Os programas nacionais de combate ao Insucesso Escolar nas últimas três décadas não resolveram a questão central do insucesso e da retenção ao longo do percurso escolar de muitos dos alunos Portugueses. Apesar do acesso generalizado de todos os cidadãos à educação, uma larga franja de crianças e jovens experimenta a retenção num ou mais anos de escolaridade, acumulando dificuldades e insucessos. Perante este cenário, as orientações internacionais (OCDE, EU) e nacionais (CNE) direcionam o debate para as mudanças organizacionais e pedagógicas da escola e da sala de aula. Neste contexto de mudança enquadra-se a iniciativa local - Jornadas do Concelho de Benavente – organizadas pela Autarquia de Benavente, pelos Agrupamentos de Escolas de Benavente e de Samora Correia e pelo Centro Educatis. Partindo do princípio de que são as comunidades educativas quem melhor se conhece e melhor estão capacitadas para encontrar soluções locais, propomos um espaço e um tempo de reflexão sobre a construção local do sucesso escolar, valorizando todos os contributos e avançando para novos desafios.

Inscreva-se aqui

Plano de Formação Plurianual – 2016/2018
Plano de Formação 2017/2018

 

Em construção...

 

AÇÕES PESSOAL DOCENTE

– ""



AÇÕES PESSOAL NÃO DOCENTE

– ""




Destaques






Facebook


3.º ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS DE AUTONOMIA E DESCENTRALIZAÇÃO

A autonomia das escolas e a descentralização da educação para as autarquias locais continuam um tema central da agenda educativa. Este ano assinalam-se 20 anos da publicação Decreto-Lei nº. 115-A/98 de 4 de maio e 10 anos da publicação do Decreto-Lei nº. 75/ 2008, que aprovaram os regimes de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino, e anunciam-se reconfigurações do sistema educativo com a reforçada transferência de competências para as autarquias locais. Este encontro visa fazer uma reflexão e debate sobre as políticas públicas de autonomia escolar e da descentralização, das alterações que produziram e as expectativas que criaram e que geram. O encontro colocará no centro de discussão estas matérias, com convidados da academia, das escolas e das autarquias. O encontro é uma organização conjunta do grupo de investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.


saber+


DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O TEMPO DA CRIANÇA

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organiza anualmente o Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (DEC) de modo a promover a problematização e o debate de um tema tão relevante na sociedade atual, para isso envolvendo investigadores, educadores e outros profissionais interessados. Na quarta edição, o DEC 2018 foca-se no Tempo da Criança. Pretende-se analisar e compreender o tempo das crianças nas escolas, em casa, nos bairros, na rua, nos espaços culturais e de lazer, a partir de uma abordagem transdisciplinar e complexa que apela às várias ciências sociais e humanidades. No horizonte está uma maior conscientização da ação educativa, na qual seja central o direito da criança a um desenvolvimento integrado e harmonioso.


saber+