Centro Educatis

Agrupamento de Escolas de Marinhais


Escola Básica 2,3 Marinhais
Jardim de Infância de Marinhais
Jardim de Infância de Glória do Ribatejo
Jardim de Infância de Granho
Escola Básica 1ºciclo nº1de Marinhais
Escola Básica 1ºciclo nº2 de Marinhais
Escola Básica 1ºciclo de Glória do Ribatejo
Escola Básica 1ºciclo de Muge
Escola Básica 1ºciclo de Granho


Facebook


E-LEARNING LAB

Os workshops estão agrupados em 5 categorias: Plataforma Moodle, Pedagogia do e-Learning, Massive Open Online Courses (MOOC), Ferramentas de suporte ao e-Learning, Outras ferramentas.


saber+


CICLO DE CONFERÊNCIAS - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

Este ciclo de conferências, promovido no âmbito da disciplina Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária, do Mestrado em educação, especialidade Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pretende suscitar a reflexão sobre algumas modalidades de intervenção prioritária realizadas recentemente na área da educação formal e não formal, dando a conhecer os resultados que têm sido obtidos na promoção da inclusão escolar e social.


saber+


CONVERSAS À QUINTA

A AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem mais um ciclo da iniciativa “Conversas à Quinta” que terá lugar nas últimas quintas-feiras dos meses de março, abril e maio de 2017. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.


saber+


EdMuse - O MUSEU VAI À ESCOLA

O projeto EdMuse visa a promoção de iniciativas que combinando a utilização do Património Cultural com o apoio das TIC conduzam à melhoria da qualidade da aprendizagem em Ciência. Este workshop tem como objetivo valorizar o Património Cultural enquanto recurso para uma abordagem multidisciplinar/interdisciplinar de conteúdos curriculares de forma formal e não-formal para a educação em Ciência. Esta formação pode ser reconhecida e certificada como uma Ação de Curta Duração para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente, segundo o Regime Jurídico da Formação Contínua (RJFC), nos termos do despacho nº 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015 de 11 de Junho.


saber+


DEMOCRACIA, TERRITÓRIOS E DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO

Que aspirações, promessas e défices expressam as práticas que dia a dia constroem a educação em Portugal? A universalização da educação e a expansão da escolaridade constituíram conquistas relevantes do processo de democratização da sociedade portuguesa nos últimos 40 anos. Porém, não foi um processo linear e cumulativo, com distintas possibilidades e valorizações, assistindo-se mesmo ao espoletar de contradições e à não confirmação de esperanças depositadas no potencial democratizador da educação. Com a perspetiva de que o que fazemos, dizemos e queremos em educação projeta os cidadãos e as sociedades que construímos e a que aspiramos, 18 investigadores levaram a cabo, entre 2013-2016, um programa de investigação que inclui: - um inquérito nacional a responsáveis de Agrupamentos e estudos em escolas sobre o tema ‘Diretor(a) em ação’; - dois estudos de intervenções (baseadas na escola ou na comunidade) face a desigualdades socioeducativas; - inquéritos e entrevistas a alunos em escolas do norte e sul do país sobre perceções e práticas face às diferenças. O desenvolvimento da pesquisa permitiu observar experiências, défices e aspirações em torno da democracia em educação: das práticas de governo das escolas e de intervenções em contexto escolar e comunitário envolvendo desigualdades socioeducativas a processos de discriminação e a favor da igualdade face às diferenças.


saber+


A COOPERATIVA A TORRE: A ESCOLA COMO UM LUGAR DE VIDA

O Seminário A Cooperativa A Torre: A Escola como um lugar de Vida pretende dar a conhecer o caráter inovador do projeto educativo desta escola e a sua filiação na tradição pedagógica progressista que lhe conferem uma cultura e uma identidade muito próprias. Realizado no âmbito do projeto INOVAR (PTDC/MHC-CED/0893/2014)financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é enquadrado num ciclo de outros seminários que visam dar a conhecer as escolas ou experiências que têm vindo a ser estudadas. Contará com a presença do responsável do projeto Joaquim Pintassilgo e terá como intervenientes Carlos Neto (FMH - Faculdade de Motricidade Humana), Ana Isabel Carvalho (antiga professora da Cooperativa A Torre), Nuno Leitão (Diretor da Cooperativa A Torre)e David Figueira (professor da Cooperativa A Torre.


saber+